Após mais de 9 horas de negociação os índios liberaram a rodovia. Eles protestam contra a demora em demarcação de terras indígenas e reivindicam melhorias em estradas que dão acesso a aldeias, e nas condições de transporte e saúde.
Os indígenas usaram pneus e madeira para fechar a estrada por volta das 5h e, até 11h, permaneciam no local. O bloqueio ocorreu no km 15 da rodovia, no trecho que liga as cidades de Ilhéus e Una. O tráfego ficou extremamente engarrafado no local.
De acordo com nota do Conselho Indígena Missionário, as lideranças do grupo relatam que a falta de demarcação de terras traz insegurança para a população indígena.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O território foi delimitado em abril de 2009, através da publicação do relatório de identificação de 47.360 hectares. Os indígenas acreditam que não existem impedimentos no processo de demarcação e suspeitam de interesses econômicos e políticos sobre as terras, informações coletadas G1 e Una News.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.