Vacinação contra febre amarela tem resultado abaixo do esperado na Bahia

Até o momento, os oito municípios em campanha contra a febre amarela tiveram baixa procura pela população não imunizada. De acordo com o coordenador do Programa de Imunização da Bahia, Ramon Saavedra o saldo foi baixo na capital, em Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, Itaparica, Mata de São João, Vera Cruz e São Francisco do Conde: apenas 54,3% da população dessas cidades foi imunizada. Em Lauro de Freitas, houve 46% de cobertura vacinal, enquanto em Candeias esse número chegou a 98%.

A campanha, que se iniciou no dia 19 de fevereiro, tem duração até nove de março. Para reverter à situação e aumentar o número de pessoas vacinadas, Ramon conta que a secretaria de estado, junto com o ministério da Saúde, está estudando alternativas para estas áreas. “Oferecer a vacina para além da vacina dada no posto de saúde no horário de expediente comercial. Tentar vacinar casa a casa, fazer postos volantes de vacina em áreas estratégicas como shopping centers e mercados. A gente percebe que tem uma população não vacinada que não tem a disponibilidade de horário para se dirigir a unidade de saúde para tomar a vacina”, disse Ramon

A coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Ana Goretti, para a população baiana de se vacinar contra a febre amarela. “Bom, eu faço um apelo à população baiana, que é uma população que sempre atende a todos os chamados que a gente faz em relação à questão de promoção de saúde, aos apelos da saúde pública, que agora compareçam as unidades de saúde, para aquelas pessoas que nunca tomaram a vacina contra febre amarela se vacine, se previna. Essa vacina ela é extremamente importante, é a arma mais eficaz que a gente tem contra essa doença”.

Sintomas

O vírus da febre amarela é transmitido apenas pelo mosquito transmissor da dengue. Segundo o Ministério da Saúde, a doença tem como principais sintomas dor de cabeça, dores no corpo, náuseas, além de febre. Apenas a vacina é a principal ferramenta de prevenção da doença.

Pessoas que tomarem a dose fracionada devem voltar à unidade de saúde para um reforço apenas após oito anos. Quem já recebeu a dose completa da vacina, não necessita de uma nova aplicação. As unidades de saúde vacinam de segunda a sexta-feira, de oito horas da manhã até às cinco da tarde. Não se esqueça de levar o seu cartão de vacina. Para saber mais, acesse saude.gov.br/febreamarela.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/03/vacinacao-contra-febre-amarela-tem-resultado-abaixo-do-esperado-na-bahia.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.