Tuberculose

Pacientes com tuberculose terão acesso a um novo tratamento, com menor quantidade de comprimidos, passando de três para uma ingestão diária. Ele favorece a adesão ao tratamento e estará disponível a partir de maio na rede pública.

Para o uso da Isoniazida 300mg, o Ministério da Saúde vai financiar uma pesquisa, desenvolvida pela Universidade Federal do Espírito Santo, com apoio de pesquisadores externos do ES, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

Será nestes estados que terá início a distribuição do novo medicamento contra a tuberculose. Para isso, a pasta adquiriu 5 mil caixas, que correspondem a 2,5 milhões de comprimidos. O objetivo é conhecer o processo de utilização do medicamento, bem como a sua oferta pelos serviços de saúde.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Adeilson Cavalcante, esse é mais um avanço no tratamento. Segundo ele, objetivo é garantir o que há de mais inovador para o tratamento da doença.

O Ministério da Saúde tem investido na cura, mas precisa garantir que o paciente inicie e conclua o tratamento. Com a nova medicação, o paciente precisará tomar apenas um comprimido por dia. Com isso, há menos risco de ele interromper o tratamento, conforme diz A Região.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *