A Polícia Federal iniciou a 50ª fase da operação Lava Jato na manhã desta sexta-feira (23).
Denominada operação Sothis II, a ação está relacionada a investigações que apuram pagamento de propina a agentes públicos e lavagem de dinheiro em contratos da Transpetro.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Os policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão em Salvador (BA), Campinas (SP) e Paulínia (SP). Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara de Curitiba (PR).
A operação é um desdobramento da 47ª fase da Lava Jato.
Um dos focos da investigação é a empresa do ramo de engenharia Meta Manutenção e Instalações Industriais Ltda, suspeita de pagar propina de R$ 2.325.00 ao ex-gerente da Transpetro, José Antônio de Jesus.
A investigação aponta a existência de transações bancárias a Meta Manutenção e uma empresa vinculada a José Antônio. As transferências foram realizadas entre os anos de 2009 e 2011.
Depois das transferências realizadas pela Meta Manutenção, familiares do ex-gerente da Transpetro foram favorecidos por transações bancárias vinculadas a José Antônio.
José Antônio está cumprindo prisão preventiva em Curitiba. O pagamento de propina ao ex-gerente foi apontado por executivos da NM Engenharia, em acordos de delação premiada.
47ª fase da Lava Jato
A primeira fase da Operação Sothis foi realizada pelos agentes da PF em 21 de novembro do ano passado, quando a corporação cumpriu 14 mandados judiciais nos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Sergipe.
Os mandados eram para prisão temporária (1), condução coercitiva (5) e busca e apreensão (8).
A operação investigou o repasse ilegal de verbas para um funcionário da Transpetro, subsidiária da Petrobras. Ex-gerente da estatal, José Antônio de Jesus foi preso em Camaçari, no Recôncavo Baiano, suspeito de receber R$ 7 milhões em propina e de fazer repasses ao PT, segundo informações da PF e do MPF (Ministério Público Federal), conforme diz o R7.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.