O ex-governador da Bahia e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta segunda-feira. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão emitidos pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região.
Os mandados foram cumpridos no gabinete de Wagner e em seu apartamento, no Corredor da Vitória. Wagner é acusado de fraude com licitação, superfaturamento, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.
A Polícia Federal cumpriu mandados, também, em um escritório no 3º andar do empresarial Max Center, no bairro do Itaigara.
A PF afirma que Jaques Wagner é suspeito de ter recebido R$ 82 milhões em propinas desviadas das obras da Arena Fonte Nova. A obra teria sido superfaturada em R$ 450 milhões, desviados para propinas pessoais e para campanhas políticas do PT.
Segundo a delegada federal Luciana Matutino Caires, a empreiteira Odebrecht chegou a entregar dinheiro de propina na casa da mãe de Wagner, no Rio de Janeiro, porque os doleiros de Salvador não tinham capital suficiente para o tamanho do pagamento.
O dinheiro era entregue em espécie por um representante da Odebrecht, Claudio Mello Filho, a prepostos. Wagner não recebia diretamente. A exceção foi a entrega que pediu para ser feita na casa da mãe dele. Wagner deu o endereço para Mello Filho.
A PF diz que, com as delações da Odebrecht e o material apreendido na OAS, ela tem certeza de que Wagner recebeu boa parte do valor desviado do superfaturamento da Arena Fonte Nova. A ação da PF envolveu ainda um empresário e o chefe da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster.
A investigação é sobre a contratação dos serviços de demolição, reconstrução e gestão do estádio da Copa 2014. A propina teria resultado na Parceria Público Privada nº 02/2010, “direcionada para beneficiar o consórcio Fonte Nova Participações – FNP, formado pelas empresas Odebrecht e OAS”, Conforme diz A Região.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.