Primeiro usuário a ser submetido a um cateterismo cardíaco, numa unidade da rede pública na região Sul do Estado, o agrimensor Adrivan Morais Ferreira, 58 anos, já está em casa, na cidade de Itacaré. O procedimento foi realizado no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus e Adrivan credita o êxito do seu tratamento às condições de atendimento e à perícia da equipe médica do HRCC.
“Graças ao atendimento que recebi, o exame foi realizado a tempo e não tive nenhuma sequela. Estou mantendo uma alimentação saudável e graças a Deus não sinto mais dores. Hoje posso realizar minhas atividades e viver normalmente”, informou Adrivan.
O agrimensor deu entrada no HRCC no dia 2, com um quadro clínico de infarto agudo. O exame de cateterismo foi indicado para o seu caso, devido à necessidade de alta precisão no diagnóstico.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“O exame indica a extensão, localização e morfologia das obstruções e a partir desse resultado é definido o melhor tratamento para cada pessoa”, explica o cardiologista Gláucio Mozer.
Além do procedimento de cateterismo de diagnóstico, o HRCC está também habilitado a realizar angioplastia (cateterismo terapêutico), para a desobstrução de artérias coronarianas (responsáveis pelo transporte de oxigênio ao coração), evitando a ocorrência de infartos. O primeiro usuário submetido a angioplastia, o aposentado Paulino Bispo da Silva, 68 anos, residente em Canavieiras, tem alta prevista para esta sexta-feira.
“Toda hora os enfermeiros vêm aqui ver como estou. O atendimento é excelente. Não tenho dúvidas de que o hospital tem muito a oferecer”, ressaltou o aposentado, que deu entrada no HRCC, no último sábado (17), com quadro clínico de infarto agudo.
O cardiologista Gláucio Mozer esclarece que o cateterismo é indicado, entre outras finalidades, para avaliar se o usuário apresenta perfil para angioplastia, cirurgia ou se o caso é para ministração de medicamentos.
“No caso do Paulino, o procedimento foi realizado com implante de stents. Agora ele está livre do risco de um novo infarto”, explicou Mozer. No total 24 cateterismos diagnósticos e uma angioplastia já foram realizados no HRCC, conforme a ASCOM/HRCC.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.