Olhos inchados e vermelhos. Esses sintomas podem indicar muitas doenças oculares, mas, provavelmente, você pode pensar que se trata de uma simples alergia ou de uma conjuntivite. E isso não está totalmente errado, pois na maioria dos casos é o que acontece. Entretanto, a vermelhidão e o inchaço também são sintomas de uma condição pouco conhecida, mas muito perigosa: a celulite orbitária.
Segundo a oftalmologista, Dra. Tatiana Nahas, Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo, trata-se de uma infecção que atinge os tecidos moles que ficam na órbita ocular e, na grande maioria dos casos, atinge mais crianças que adultos. “Entretanto, adultos também podem desenvolver a celulite orbitária. Como a infecção pode se espalhar para o nervo óptico ou até mesmo para o sistema nervoso central, é preciso tratar rapidamente”.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Sinusite é o principal fator de risco
A maioria dos casos de celulite orbitária, cerca de 90% dos casos, é secundária a um processo infeccioso sinusal, ou seja, de uma sinusite que não foi tratada corretamente. Outras causas incluem: abcessos ou infecções dentárias, infecções de pele, traumas e cirurgias oculares.
Sinais e sintomas
Os sinais clínicos são a proptose (olhos salientes), inchaço, dificuldade e dor no movimento do globo ocular, vermelhidão, calor local, febre e, em alguns casos, dificuldade para enxergar.
“O diagnóstico é feito a partir da história clínica do paciente, com exame físico e levando em conta os sintomas. Podem ser solicitados exames de sangue e uma Tomografia Computadorizada para confirmar a suspeita e avaliar a extensão da infecção. Também é preciso fazer o que chamamos de diagnóstico diferencial, ou seja, descartar outras causas, como inflamação orbitária idiopática, orbitopatia de Graves, neoplasias, entre outras”, explica Dra. Tatiana.
Tratamento é de emergência
O tratamento é feito com antibióticos, anti-inflamatórios, além de cuidados locais. “É muito importante diagnosticar e tratar rapidamente a celulite orbitária. No caso de crianças e idosos, o paciente pode necessitar de internação para início da antibioticoterapia endovenosa. Em alguns pacientes, pode ser necessário a drenagem cirúrgica do abcesso”, conta a médica.
“É muito importante que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos precocemente. Quando isso não acontece, há um risco maior de complicações, como perda visual devido ao comprometimento do nervo óptico ou ainda a propagação da infecção para o cérebro, levando a quadros de meningite, por exemplo”, comenta a oftalmologista.
A celulite orbitária pode ser prevenida por meio do tratamento adequado das infecções dentárias e dos quadros de sinusite, conforme nos informou a Agência Health.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.