Cerca de 250 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias no Brasil passarão por uma qualificação, através de um curso técnico de enfermagem promovido pelo Ministério da Saúde.
A ação faz parte da nova Política Nacional da Atenção Básica, que amplia a atribuição desses profissionais, proporcionando maior resolutividade aos atendimentos. O Ministério da Saúde publicou edital para que instituições de ensino, com curso de técnico em enfermagem, possam se credenciar.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Estão sendo investidos R$ 1,2 bilhão, pelo governo federal, no curso de qualificação, que será gratuito. A expectativa é de que, a partir de março, os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias já possam dar início ao curso.
Ele terá prazo de dois anos, com 1.800 horas/aula. Após esta qualificação, eles poderão fortalecer as ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, passando a fazer curativos em domicílio, medir a pressão e a glicemia, entre outras atribuições.
Os profissionais também poderão ajudar no combate ao Aedes aegypti, transmissor dos vírus da zika, dengue e chikungunya. Atualmente, segundo estimativa do Ministério, 30% dos agentes que atuam no SUS já possuem a formação em Técnico em Enfermagem, conforme o Jornal A Região.
Clique aqui e veja a presentação do Projeto
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.