Tecnico de enfermagem

Cerca de 250 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias no Brasil passarão por uma qualificação, através de um curso técnico de enfermagem promovido pelo Ministério da Saúde.

A ação faz parte da nova Política Nacional da Atenção Básica, que amplia a atribuição desses profissionais, proporcionando maior resolutividade aos atendimentos. O Ministério da Saúde publicou edital para que instituições de ensino, com curso de técnico em enfermagem, possam se credenciar.

Estão sendo investidos R$ 1,2 bilhão, pelo governo federal, no curso de qualificação, que será gratuito. A expectativa é de que, a partir de março, os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias já possam dar início ao curso.

Ele terá prazo de dois anos, com 1.800 horas/aula. Após esta qualificação, eles poderão fortalecer as ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, passando a fazer curativos em domicílio, medir a pressão e a glicemia, entre outras atribuições.

Os profissionais também poderão ajudar no combate ao Aedes aegypti, transmissor dos vírus da zika, dengue e chikungunya. Atualmente, segundo estimativa do Ministério, 30% dos agentes que atuam no SUS já possuem a formação em Técnico em Enfermagem, conforme o Jornal A Região.

Clique aqui e veja a presentação do Projeto

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *