Durante o verão os casos de conjuntivite costumam aumentar, entre os principais sintomas estão: Sensibilidade à luz, olhos velhos e lacrimejantes, visão embaçada e borrada. De acordo com o médico oftalmologista Antônio Nogueira, sócio e diretor do hospital de olhos CENOE “O calor e a umidade do ar favorecem a disseminação do vírus, podendo causar uma epidemia, principalmente em locais com grandes aglomerações”.
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste a esclera, a parte branca do olho e podem ser de origem infecciosa como a viral e a bacteriana ou serem causadas por episódios alérgicos. Segundo Antônio Nogueira, a prevenção deve consistir na adoção de normas de higiene, tais como lavar as mãos e evitar coçar os olhos, na residência, não partilhar de peças de uso individual como travesseiros, sabonetes e toalhas.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A infecção costuma afetar os dois olhos e dura aproximadamente uma semana. Nesse período, é importante ficar em casa e trocar fronhas e toalhas diariamente.
Ao sinal dos primeiros sintomas da doença, as pessoas devem consultar um médico. Apenas o oftalmologista pode diagnosticar o tipo da conjuntivite e conduzir o paciente ao tratamento adequado.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.