Para evitar Canal do Panamá, sob influência dos EUA, China quer ferrovia do Pacífico ao porto de Ilhéus
Uma das maiores empresas ferroviárias do mundo, a chinesa CRCC estuda liderar um consórcio para construir a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e integrá-la ao porto de Ilhéus, na Bahia. Hoje, a ferrovia tem um pequeno trecho em operação.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
SOJA
A intenção dos chineses é escoar soja (2º principal produto que eles compram no Brasil, atrás do minério de ferro) do Centro-Oeste até o porto baiano. Mas também há um interesse geopolítico.
ALTERNATIVA
Eles querem criar alternativas ao canal do Panamá, obra bancada pelos EUA no século passado e que os asiáticos veem ainda hoje sob controle dos americanos. Para criar esta alternativa, a Fiol terá cerca de 1.500 quilômetros e cruzará com a Ferrovia Norte-Sul.
OCEANO
Hoje, os grãos precisam seguir de caminhões até o porto de Santos ou ser transportados até um entroncamento da Ferrovia Norte-Sul rumo ao porto de Itaqui, no Maranhão. O plano dos chineses é construir uma linha férrea rumo ao Peru até um porto no oceano Pacífico.
Informações do Montes Claros Notícias

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.