A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) anunciou que vai intensificar, a partir desta terça-feira, o trabalho de orientação e de demarcação de áreas onde está sendo permitido o estacionamento provisório de veículos no canteiro central avenida Soares Lopes, centro. De acordo com o secretário Hermano Fahning, com o período da alta estação, dobra o número de veículos que circulam pela cidade, exigindo mais atenção das autoridades para que o trânsito possa continuar a fluir normalmente.
A Superintendência Municipal de Trânsito – órgão ligado à Seintra – explica que durante o verão está sendo permitido o estacionamento no canteiro central, apenas no sentido Porto-Catedral, lado em que a pista é mais larga. “O sentido oposto, Catedral-Porto, caso fosse autorizado, dificultaria a manobra dos veículos estacionados em vagas tradicionais”, justifica o diretor da Sutran, Gilson Nascimento.
Neste final de semana, por conta de um incidente provocado por dois automóveis – um de Ilhéus e outro de Belo Horizonte (MG) – estacionados em locais indevidos, que impediam o fluxo normal de outros veículos na artéria, agentes da Sutran tiveram que agir com mais rigor. “Fizemos inúmeras tentativas ao solicitar a retirada dos veículos. Aguardamos cerca de uma hora e meia. Como os proprietários não apareceram foi preciso acionar o guincho”, explica Gilson.
Boato – Para Hermano Fahning, o boato noticiado por alguns órgãos de imprensa de que “dezenas de veículos de turistas” teriam sido guinchados nesta operação, além de ser falso, é visto como um “exagero proposital” por parte daqueles que querem “promover estardalhaços político-partidários”. O governo municipal, explica Hermano Fahning, agiu em defesa da coletividade e apesar de autorizar o reboque dos dois veículos, aguardou a chegada dos proprietários – inclusive o da cidade – a fim de prestar todas as orientações sobre o ocorrido.
Hermano destaca as mais recentes ações que estão sendo executadas para a melhoria do trânsito em regiões historicamente “travadas” nos horários de pico no trânsito. Na praça Cairu, a Sutran está impedindo a troca de faixas, sinalizando com cones toda a sua extensão. Além de causar maior fluidez, a experiência positiva já está permitindo estudos mais ampliados sobre possíveis mudanças no trânsito da localidade. “Com o descarregamento da Cairu, faremos testes em outros acessos à ponte, no sentido de evitar novos engarrafamentos”, explica.
Na avenida Itabuna, em diversos pontos de sua extensão, passou a ser proibida a conversão à esquerda. Cinco novos semáforos inteligentes começam ainda esta semana a ser instalados em pontos estratégicos da cidade. E os antigos serão recuperados e reinstalados em bairros da periferia que já apresentam demandas. Hoje, em Ilhéus, segundo a Ciretran, estão cadastrados 41.826 veículos. Durante o verão a cidade chega a registrar 80 mil veículos circulando pelas ruas da cidade.
Informações da Comunicação Municipal
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.