Há mais de vinte anos que não temos um serviço de transporte de qualidade Ilhéus, tendo em vista, que os acordos e/ou exigências de anos não estão sendo cumpridas, a saber:
a) Substituição de ônibus;
b) Reforma de abrigos ônibus;
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
c) Wi-fi no ônibus;
d) Aplicativo para saber a localização dos ônibus;
e) Ampliação de linhas, devido, ao crescimento urbano;
f) Criação e/ou construção de uma estação de transbordo;
g) ar condicionado nos ônibus;
Percebe-se que o exposto acima, já vem sendo o mesmo conto de fadas de todos os anos que se tem aumento de passagem, sendo que eu esqueci de frisar, que ainda há a “lorota” de defasagem da passagem, reajuste anual, aumento no preço dos combustíveis.
Sabemos que todas as cidades brasileiras que tem o serviço regulamentado e tem aumento de passagem de ônibus, a população se revolta e fica o sentimento de injustiça. Não apenas porque quem mais usa o serviço de transporte coletivo urbano e rural, são aqueles que moram nos bairros mais distante, e vale frisar que são aqueles cuja a renda não parece suficiente para atender a demanda das famílias, e com a crise que vivemos hoje, a sensação de injustiça cresce ainda mais.
Já o Conselho Municipal de Transporte, ao que parece, só tem uma finalidade, definir o aumento das tarifa de ônibus, com base em quê? Quem faz e como se faz a planilha de custo das empresas de ônibus? Eis um bom começo, numa discussão e/ou debate que deve ser feito permanentemente.
É verdade que uma série de fatores pesa no preço da tarifa, perda de número de passageiros, transporte clandestinos, tudo isso deve ser levado em conta, mas a preocupação do Prefeito de Ilhéus deve ser o USUÁRIO DO TRANSPORTE PÚBLICO EM ILHÉUS, que nunca teve, repito nunca, teve a disposição dele (usuário) um serviço de transporte público que tratasse com dignidade.
Eis o motivo principal e a razão pela qual a população reclama, o serviço de transporte urbano não vale aquilo que oferece ao usuário, essa é uma equação cujo o resultado é injusto. Deixemos claro o valor que querem cobrar não é tolerável, R$ 3,50 já está acima daquilo que é tolerável para os passageiros.
Deixo claro também a assertiva, TRANSPORTE URBANO CARO, É TRANSPORTE RUIM.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.