O Conselho Municipal de Educação (CME) de Lucas do Rio Verde ficou em 2° lugar no Prêmio Nacional ‘Vilmar Rosa de Mendonça’ de Experiências Exitosas dos Conselhos Municipais de Educação. O resultado foi divulgado na semana passada pela Diretoria Executiva da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).
O conselho luverdense concorreu na categoria ‘fiscalizador’ com o trabalho “O papel do CME na avaliação e monitoramento do PME (Plano Municipal de Educação) de Lucas do Rio Verde – MT”. A premiação acontecerá durante o XXVII Encontro Nacional da UNCME no período de 27 a 29 de novembro em Ilhéus, na Bahia.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Nessa categoria, a entidade tem a função de analisar os processos articulados de fiscalização e controle social das políticas educacionais, tendo resultados positivos para a garantia do direito à educação, em casos de descumprimento legal ou de prevenção para a garantia do direito à educação.
Michelene Rufino de Britto, presidente do CME/LRV comentou ao CenárioMT dos desafios do conselho e destacou que nos nove anos de existência em Lucas, a entidade conseguiu conquistar espaço e colaborar nas decisões importantes da educação municipal.
“A principal razão da existência dos conselhos municipais é a de exercer o controle social. Uma tarefa que não é muito fácil, principalmente quando o conselho não é valorizado e fortalecido. O CME de Lucas do Rio Verde como Sistema Municipal de Ensino, foi se fortalecendo dia a dia através da atuação de seus conselheiros, que buscam constantemente a capacitação e a realização de um trabalho feito com comprometimento e totalmente voluntário. Além do que, monitorar e fiscalizar o cumprimento do Plano Municipal de Educação é uma das maneiras de garantir que a educação chegue a todos” disse ela.
A premiação nacional tem como objetivo identificar, divulgar e reconhecer experiências exitosas dos Conselhos Municipais de Educação do Brasil, que contribuam para a garantia do direito à educação.
Dos 19 Estados inscritos, Mato Grosso também teve os conselhos de Cuiabá e Alta Floresta premiados, eles ficaram em terceiro lugar, sendo a capital na Categoria I – Estrutura e funcionamento do Conselho Municipal de Educação – condições, infraestrutura, recursos humanos e sistema de registro de dados e comunicação. E a segunda na mesma categoria de Lucas.
Informações do Cenário MT
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.