A Prefeitura de Ilhéus publicou decreto estabelecendo o limite de 170 placas de outdoor no município, sendo 100 na área periférica e 70 na área central, divididas em dois níveis. 50 serão para empresas de publicidade cujo objeto seja a exploração comercial.
As outras 20 vão para licenciamento por empresas sem a exploração comercial e veiculação de anúncios locais. A medida visa disciplinar o uso de espaço público, fazendo valer o cumprimento do artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
O número de dispositivos licenciáveis será automaticamente atualizado de acordo com o último censo populacional do IBGE. Estudos apontam que a relação ideal entre população e outdoors corresponde a um por 1.000 habitantes.
Isso evita poluir excessivamente as cidades por veiculação de anúncios visuais. O último censo apontou que a população de Ilhéus é de aproximados 170.000 habitantes, número usado para a definição da quantidade de placas.
As áreas periféricas são as rodovias de acesso ao centro, a exemplo da BR 415, BA 001 com início na rotatória em frente ao Hotel Opaba, a mesma BA 001 no sentido Ilhéus / Itacaré e a BA 262, para Uruçuca.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.