
Nesta quinta-feira (16), o ILHEUS.NET teve acesso a um levantamento considerado preocupante pelas empresas de transporte público da cidade. É que, somente este ano, o transporte urbano deixou transportar mais de 30 mil passageiros, o que representa uma queda de 15% se comparado com o mesmo período do ano passado, o que explicaria a necessidade de reajuste da tarifa do transporte público em 2018.
Ainda há preocupação com a presente realidade, já que este seria o maior declínio de passageiros dos últimos cinco anos.
As empresas acreditam que o público ilheense não mudou de perfil, tendo migrado para outros transportes, como os mototaxistas, além do “transporte clandestino”. Por isso, as empresas estão em alerta às pessoas que necessitam do transporte, mas que fazem uso do mesmo de forma (para eles) errada, com o dinheiro indo parar nas mãos dos irregulares.
Tarifa para 2018
Por fim, os dados alertam para um eventual aumento nas passagens, haja vista, que a queda de passageiros vai influenciar diretamente no aumento da tarifa prevista para 2018. O reajuste, inclusive, já vem sendo especulado, já que, alguns fatores tem prejudicado a arrecadação.
Outro ponto importante é que produtos ligados ao transporte público sofreram grandes reajustes este ano. Exemplo desta realidade é o valor do diesel, gasolina, etc. Além disso, o governo federal anunciou para 2017 um aumento da tributação do PIS/Confins, em torno de 7%.
O último reajuste ocorreu em 30 de dezembro do ano passado, quando a tarifa passou de R$ 2,80 para os atuais R$ 3,10.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.