A partir de hoje a bandeira tarifária na conta de luz será vermelha (patamar 2), com custo de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. A ANEEL alega que não houve evolução nos reservatórios das usinas hidrelétricas em relação ao mês anterior.
Ela diz qaue não há risco de apagão, mas é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício. As bandeiras tarifárias variam para dar sinal aos consumidores de que há problemas na geração de energia.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O patamar 2 indica a necessidade de operar usinas térmicas mais caras para compensar. Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples.
As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração. CXom a vermelha 2, o consumidor deve economizar o máximo possível.
O maior gastador de energia é o ar condicionado, por isso só use quando for inevitável. Nunca ligue regulado para temperaturas como 16 ou 17 graus. Regule para 22 ou 23 graus, assim o aparelho chega mais rápido à temperatura e gasta menos energia.
No caso do chuveiro elétrico, outro vilão, tome banhos mais curtos, de até 5 minutos e use temperatura morna no verão. Junte as roupas para passar de uma só vez, separadas por tipo, começando pelas que exigem menos calor.
Só deixe a porta da geladeira aberta o tempo necessário, nunca coloque alimentos quentes, deixe espaço para ventilação na parte de trás e não use para secar panos. Retire os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.
Se você ainda usa lâmpadas incandescentes, troque pelas PL.
Informações do Jornal A Região
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.