A Daten, fabricante brasileira de computadores, comprou uma participação majoritária da MTM Tecnologia, uma das principais empresas de soluções mobile para o mercado nacional.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O negócio foi fechado através do fundo de investimentos Lighthouse, controlado pelos donos da Daten. O valor do aporte não foi revelado.
Gustavo Perez, um PhD em Ciência da Computação pela University of Southern California que fundou a MTM em 2007, segue como CEO da empresa, que terá atuação independente.
“Nossa estratégia é investir nas linhas de produto da MTM dentro dos segmentos nos quais eles já atuam e também em projetos customizados para importantes setores da indústria nacional”, afirma Christian Dunce, sócio-diretor da Daten.
Uma das principais áreas de atuação da MTM é em soluções de mobilidade para o segmento de saúde, no qual a empresa conta com clientes como Albert Einstein, Sírio Libanês e a divisão norte-americana da Carestream, entre outros. A MTM desenvolve também aplicativos de gestão de equipe (licenciado para a Vivo) e desenvolve de soluções sob demanda. Ao todo, software da companhia está rodando hoje em 100 mil dispositivos em 5 mil empresas diferentes.
“O objetivo é expandir a nossa carteira de ofertas consolidando a MTM como principal fornecedor de soluções mobile do país”, afirma Perez.
A MTM parece ser o maior investimento da Lighthouse até o momento.
Em seu site, a empresa lista seis investidas, sendo três delas startups focadas em tecnologia para diferentes aspectos do agronegócio.
A Daten anunciou no ano passado um investimento de R$ 10 milhões em uma nova fábrica no Polo de Informática de Ilhéus, onde mantém a sua produção.
Com a nova unidade, a empresa previa triplicar a sua capacidade de produção dos atuais 120 mil equipamentos por ano para 360 mil, de olho em um reaquecimento do mercado de PCs no Brasil em 2018.
Fundada em 2001, a Daten não abriu seu faturamento nos últimos anos, mas em 2013 ele girava em torno de R$ 100 milhões, cifra que provavelmente diminuiu nos últimos anos com o desaquecimento do mercado de PCs no país.
Informações de Mauricio Renner
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.