O Facebook anunciou na última segunda-feira, (16/10), a aquisição de mais um aplicativo. Dessa vez a empresa de Mark Zuckerberg comprou a startup que gerencia o tbh, uma espécie de rede social em que usuários podem enviar elogios e perguntas uns aos outros de forma anônima.
O tbh funciona de maneira semelhante ao Sarahah e ao Curious Cat, duas redes sociais populares entre adolescentes. O app já foi baixado mais de 5 milhões de vezes e tem 2,5 milhões de usuários ativos, segundo os administradores, e só existe há pouco mais de dois meses. De acordo com o Product Hunt, o app chegou a ser o mais baixado do iOS nos EUA no mês passado.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Seria mais um caso de app que ganha repentina popularidade e é transformado em recurso do Facebook se não fosse por um detalhe: o tbh vai continuar funcionando como um aplicativo independente, sem mudar de nome e separado do novo dono. É o mesmo que o Facebook fez quando comprou o Instagram e o WhatsApp, por exemplo.
Desde as respectivas aquisições, Instagram e WhatsApp se juntaram ao seleto grupo de aplicativos mais usados do mundo, junto ao próprio Facebook e o Messenger. O funcionamento do tbh também vem se tornando cada vez mais popular entre jovens, o que indica que Zuckerberg tem nas mãos mais uma rede com potencial para dominar a web.
O valor envolvido na aquisição não foi divulgado, mas fontes do site TechCrunch disseram que o Facebook pagou pouco menos de US$ 100 milhões pelo tbh, de modo que a compra não precisa ser aprovada por entidades regulatórias. Com a aquisição, a equipe do tbh passa a trabalhar a partir da sede do Facebook na Califórnia.
Vale lembrar que, com os recursos do Facebook, o Instagram foi de 1 milhão de usuários ativos para 800 milhões em cinco anos. Já o WhatsApp tinha 450 milhões em 2014, quando foi comprado, e hoje tem 1,3 bilhão. Aparentemente, o Facebook espera repetir o sucesso com o tbh. O app está disponível apenas para iOS e não tem versão em português para o Brasil, pelo menos por enquanto.
Informações do Simões Filho
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.