A contratação de uma consultoria especializada para formatar o “novo modelo organizacional” da Ceplac foi autorizada nesta terça, com publicação de Portaria no Diário Oficial da União pelo ministro em exercício da Agricultura, Eumar Novacki. O Edital será definido por um grupo de trabalho.
A comissão será composta pela Coordenação-Geral Institucional do Ministério e a diretoria da Ceplac, tendo 45 dias para concluir o trabalho. O plano está sendo definido dentro de um acordo de cooperação técnica do governo com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.
Há divergências quanto à escolha do IICA para formatar a nova Ceplac. O presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade, disse à rádio Morena FM, de Itabuna, que é favorável, porque o Ministério da Agricultura “caminha numa boa estratégia e o IICA é instituição de respaldo intelectual reconhecido”.
O presidente do Sindicato Rural de Itabuna, Wallace Coelho Setenta, considera contratar o IICA um equívoco. “É atitude desconetada com a região,” afirmou ao Jornal das Sete, da Morena FM, “não tem proposta”.
A formatação jurídica da Ceplac é um dos dez pontos do relatório, que aponta como urgência a pesquisa da situação do Banco de Germoplasmas e do Plano de Crescimento Sustentável da cadeia produtiva do cacau. O relatório também cita a adequação do planejamento estratégico da Ceplac 2012-2022 e a reedição do Fungecacau.
Informações do Jornal A Região
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.