Comissão vai “formatar” a Ceplac

Comissão vai "formatar" a Ceplac 1

A contratação de uma consultoria especializada para formatar o “novo modelo organizacional” da Ceplac foi autorizada nesta terça, com publicação de Portaria no Diário Oficial da União pelo ministro em exercício da Agricultura, Eumar Novacki. O Edital será definido por um grupo de trabalho.

A comissão será composta pela Coordenação-Geral Institucional do Ministério e a diretoria da Ceplac, tendo 45 dias para concluir o trabalho. O plano está sendo definido dentro de um acordo de cooperação técnica do governo com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

Há divergências quanto à escolha do IICA para formatar a nova Ceplac. O presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade, disse à rádio Morena FM, de Itabuna, que é favorável, porque o Ministério da Agricultura “caminha numa boa estratégia e o IICA é instituição de respaldo intelectual reconhecido”.

O presidente do Sindicato Rural de Itabuna, Wallace Coelho Setenta, considera contratar o IICA um equívoco. “É atitude desconetada com a região,” afirmou ao Jornal das Sete, da Morena FM, “não tem proposta”.

A formatação jurídica da Ceplac é um dos dez pontos do relatório, que aponta como urgência a pesquisa da situação do Banco de Germoplasmas e do Plano de Crescimento Sustentável da cadeia produtiva do cacau. O relatório também cita a adequação do planejamento estratégico da Ceplac 2012-2022 e a reedição do Fungecacau.

Informações do Jornal A Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *