Foto: Rodrigo Macedo

Como já havia informado anteriormente pelo Núcleo Regional de Saúde, da Secretaria de Saúde da Bahia, Ilhéus não é município de risco para a Febre Amarela. Mesmo assim, a secretaria municipal de Saúde (Sesau), continua aplicando as doses em crianças de nove meses de idade e em adultos maiores de 60 anos que estarão se deslocando para áreas silvestres e rurais. Para este público-alvo, a Sesau ampliou a liberação da vacina em mais unidades de saúde. Em Olivença, o atendimento está sendo feito pela manhã. E na unidade de saúde Euler Azaro, no bairro Teotônio Vilela, nos dois turnos. Desde de janeiro a aplicação da vacina está disponível em todos os postos do nosso município, sendo realizada de forma escalonada, ou seja, cada dia da semana em uma unidade.

Em nota divulgada esta semana, o Ministério da Saúde (MS) informa que a vacina contra a doença já está em boa parte das cidades brasileiras e também é recomendada para pessoas de outras regiões que vão se deslocar para áreas de riscos, contanto que apresente comprovante da viagem. Mas algumas cidades do Nordeste, Sul e Sudeste não faziam parte das áreas de recomendação da vacina. Agora com a ampliação a expectativa é atingir cem por cento do território nacional até abril do ano que vem e vacinar 77 milhões e quinhentas mil pessoas nestas três regiões. Segundo o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro vão continuar com a dose fracionada e recebem as vacinas até o mês de junho.

Outros postos de vacinação – A partir de julho, os demais estados vão receber a dose integral. Já no ano que vem, começam a receber os estados de Piauí, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Já em Minas Gerais, a vacinação é permanente. Em Ilhéus, o setor de Vigilância Epidemiológica informa que a vacina continua sendo aplicada no período da manhã e ocorre nas unidades de saúde Almiro Vinhaes, localizada na Avenida Princesa Isabel; no Centro Social Urbano (CSU), no bairro da Barra, e em Vila Cachoeira, localizada à margem da rodovia Ilhéus-Itabuna.

Já no período da tarde a vacina está disponível no Centro de Atendimento Especializado-CAE III (prédio da antiga Fundação Sesp), na Avenida Canavieiras e à noite é possível vacinar nas unidades do PSF dos bairros Ilhéus II e Hernani Sá (Urbis). A medida vai prevenir novos casos da doença. O ministério adiantou que o Brasil está se preparando para ser o maior fornecedor de vacina da febre amarela do mundo, conforme diz a Secom Municipal.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *