O governador da Bahia, Rui Costa, através de seu programa no Facebook “Papo Correria”, deu uma boa notícia para os candidatos do concurso da Polícia Militar do estado, realizado em 2017. Ele anunciou nesta terça-feira, 20, que convocará mais 500 candidatos aprovados na seleção.

Conforme reafirmou o governador, ele fez a promessa de convocar, após o processo de admissão dos primeiros 2.500 aprovados no concurso, mais 500 candidatos, totalizando 3 mil convocações. Inicialmente, a oferta de vagas no concurso PM-BA era de duas mil oportunidades.
 
Sobre os primeiro 2.500 colocados, a última atualização sobre o assunto foi a divulgação do resultado provisório para estes candidatos, que foi divulgado no fim de janeiro no Diário Oficial do Estado.
 
Na mesma ocasião foi divulgado também o cronograma com as próxima etapas até a apresentação da matrícula dos aprovados. Entre as etapas estão a entrega dos laudos dos candidatos, interposição, julgamento, devolução e resultado dos recursos, datas para novos exames, resultado final e apresentação para matrícula, que está prevista para 27 de março.
 

Assim como anunciou o cronograma, que menciona o dia 24 de março como data para o resultado final do concurso, o governador Rui Costa também reafirmou esta expectativa no programa desta terça-feria, 20. Ele que mandará corrigir mais 500 provas ainda em março na intenção de convocar mais servidores.

Pausa nos concursos-BA

Em uma interação com FOLHA DIRIGIDA, que enviou pergunta para ser respondida ao vivo no programa, Rui Costa disse que, por ora, pretende dar um tempo nos concursos. “Todos os concursos prometidos, já foram anunciados e estão em andamento”, disse respondendo sobre a possibilidade de novas seleções.  Ele, no entanto, fez questão de chamar a atenção dos concurseiros que estão inscritos nos concursos da Câmara de Salvador e da Educação da Bahia, cujas provas estão marcadas para o domingo, 25, para pegarem firme nos estudos.

Oferta inicial da PM-BA era de 2 mil vagas

::Publicidade
O concurso da Polícia Militar da Bahia anunciou 2 mil vagas para o cargo de soldado, sendo 1.819 para homens e 181 para mulheres. As vagas foram distribuídas entre as cidades de Salvador (500 homens e 26 mulheres), Juazeiro (186 homens e 28 mulheres), Feira de Santana (310 homens e 36 mulheres), Ilhéus (230 homens e 20 mulheres), Vitória da Conquista (212 homens e 27 mulheres), Barreiras (196 homens e 20 mulheres) e Itaberaba (185 homens e 24 mulheres).
 
A prova teórica foi aplicada em agosto. Depois, os candidatos aprovados foram convocados para realizarem o Teste de Aptidão Física (TAF), as avaliações médica, odontológica e psicológica. Eles também passaram por investigação social e entregaram toda a documentação necessária e exigida em edital.
 
Os futuros soldados irão estudar, durante nove meses de curso, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), e aprenderão disciplinas como Direitos Humanos, Abordagens, Tiro Policial, Policiamento Comunitário, Legislação, Policiamento de Trânsito, entre outras, além de passarem por estágio operacional antes de reforçarem o policiamento em todo o estado.
 
A PM orienta que o candidato acompanhe as publicações do Diário Oficial, pois as datas do cronograma podem sofrer alterações. Conforme diz a Folha Dirigida.
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *