UFSB
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foram conhecidos na quinta-feira, 18 de janeiro, conforme anúncio do Ministério da Educação (MEC). Durante a coletiva de divulgação, o ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que o período de abertura de inscrições no Sisu foi antecipado em uma semana, passando a ser de 23 a 26 de janeiro
 

Inicialmente, a fase de inscrições no Sisu seria de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. A mudança foi feita a pedido de estudantes, educadores e instituições em relação aos prazos do sistema e seu peso no cronograma das instituições participantes.  A modificação anunciada por Mendonça Filho também ampliou o período destinado às matrículas, agora de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Antes, a fase de matrículas era de 5 a 7 de fevereiro.

Universidade Federal do Sul da Bahia oferece 480 vagas na edição 2018.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 160 delas em cada um dos três campi. As vagas ofertadas são para a Área Básica de Ingresso, com 40 vagas em cada campus e que abre caminho para as Licenciaturas Interdisciplinares (Artes e suas TecnologiasCiências da Natureza e suas TecnologiasCiências Humanas e Sociais e suas TecnologiasLinguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e Computação e suas Tecnologias) e para quatro Bacharelados Interdisciplinares (ArtesHumanidadesCiênciasSaúde), cada um com 30 vagas em cada campus. 

Todos esses são cursos de 1º ciclo, graduações plenas e com duração de 3 anos. Os novos alunos da UFSB iniciarão suas aulas no dia 4 de junho de 2018.

O cronograma do Sisu pode ser consultado diretamente na página do sistema, gerido pelo MEC. As instituições têm autonomia para reorganizar seus cronogramas a partir desse calendário do Sisu. A UFSB atualizou as datas das fases de seu processo seletivo em retificação publicada no portal:

 

 

1ª chamada

Inscrições 23 a 26/jan
Resultado da 1ª chamada 29/jan
Matrícula presencial (14h às 20h) 05, 06 e 07/fev
Publicação das matrículas homologadas 09/fev
Recebimento de recursos 12 e 14/fev
Publicação dos resultados dos recursos 15/fev
  Indicação de interesse na Lista de Espera 29/jan a 07/fev
 

 

2ª chamada

Convocação dos candidatos selecionados 15/fev
Matrícula presencial (14h às 20h) 19 a 21/fev
Publicação das matrículas homologadas 26/fev
Recebimento de recursos 26 a 28/fev
Publicação dos resultados dos recursos 02/mar
 

 

 

 

 

Chamada Geral

Convocação dos candidatos 07/mar
Recebimento de documentação e matrícula (14h às 20h) 12 a 14/mar
Publicação das matrículas homologadas 20/mar
Recebimento de recursos 20 a 22/mar
Publicação dos resultados dos recursos 26/mar
Preenchimento das vagas restantes por meio da lista de candidatos habilitados 26/mar a 27/abr
Publicação da relação final de matrículas homologadas 27/abr

As notas no Enem 2017 podem ser consultadas na Página do Participante, informando o CPF e a senha cadastrada na inscrição. A mesma senha dará acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Em caso de esquecimento da senha, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sugere que a recuperação seja feita com antecedência, de acordo com as orientações completas para recuperação de senha.

As notas mínimas exigidas para os cursos da UFSB são de 500 pontos na redação e de 450 pontos em cada uma das quatro áreas avaliadas pelas provas do Enem (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias). Em relação a políticas afirmativas, 85% das vagas da ABI e 75% das vagas dos Bacharelados Interdisciplinares estão reservadas para as modalidades de cotas definidas na Lei Federal nº 12.711/2012.

Os concluintes do 1º ciclo podem participar de processos seletivos de progressão que dão acesso a um dos cursos de segundo ciclo, conforme a lista de cursos e campus:

::Publicidade
  • Campus Jorge Amado/Itabuna: Bacharelado em Saúde Coletiva; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia Florestal; Engenharia da Sustentabilidade.
  • Campus Sosígenes Costa/Porto Seguro: Antropologia; Artes do Corpo em Cena; Som, Imagem e Movimento; Bacharelado em Saúde Coletiva; Ciências Biológicas; Direito; Licenciatura em História; Oceanologia; Psicologia.
  • Campus Paulo Freire/Teixeira de Freitas: Bacharelado em Saúde Coletiva; Psicologia; Medicina
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *