Prêmio Nacional de Conselho de Educação será entregue em Ilhéus

O Conselho Municipal de Educação (CME) de Lucas do Rio Verde ficou em 2° lugar no Prêmio Nacional ‘Vilmar Rosa de Mendonça’ de Experiências Exitosas dos Conselhos Municipais de Educação. O resultado foi divulgado na semana passada pela Diretoria Executiva da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

O conselho luverdense concorreu na categoria ‘fiscalizador’ com o trabalho “O papel do CME na avaliação e monitoramento do PME (Plano Municipal de Educação) de Lucas do Rio Verde – MT”. A premiação acontecerá durante o XXVII Encontro Nacional da UNCME no período de 27 a 29 de novembro em Ilhéus, na Bahia.

Nessa categoria, a entidade tem a função de analisar os processos articulados de fiscalização e controle social das políticas educacionais, tendo resultados positivos para a garantia do direito à educação, em casos de descumprimento legal ou de prevenção para a garantia do direito à educação.

Michelene Rufino de Britto, presidente do CME/LRV comentou ao CenárioMT dos desafios do conselho e destacou que nos nove anos de existência em Lucas, a entidade conseguiu conquistar espaço e colaborar nas decisões importantes da educação municipal.

“A principal razão da existência dos conselhos municipais é a de exercer o controle social. Uma tarefa que não é muito fácil, principalmente quando o conselho não é valorizado e fortalecido. O CME de Lucas do Rio Verde como Sistema Municipal de Ensino, foi se fortalecendo dia a dia através da atuação de seus conselheiros, que buscam constantemente a capacitação e a realização de um trabalho feito com comprometimento e totalmente voluntário. Além do que, monitorar e fiscalizar o cumprimento do Plano Municipal de Educação é uma das maneiras de garantir que a educação chegue a todos” disse ela.

A premiação nacional tem como objetivo identificar, divulgar e reconhecer experiências exitosas dos Conselhos Municipais de Educação do Brasil, que contribuam para a garantia do direito à educação.

Dos 19 Estados inscritos, Mato Grosso também teve os conselhos de Cuiabá e Alta Floresta premiados, eles ficaram em terceiro lugar, sendo a capital na Categoria I – Estrutura e funcionamento do Conselho Municipal de Educação – condições, infraestrutura, recursos humanos e sistema de registro de dados e comunicação. E a segunda na mesma categoria de Lucas.

Informações do Cenário MT

 

Franklin Deluzio
Follow me

Franklin Deluzio

Autor em ilheus.net
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Especializando em Educação, Especializando em Gestão Pública Municipal (UESC) e Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Franklin Deluzio
Follow me

Atenção! Os comentários do blog são via Facebook ou Google Plus, se quiser comentar, esteja logado! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor do mesmo.

Loading Facebook Comments ...
Teste sua internet
Técnico em informática
Técnico em informática em Ilhéus

Técnico em informática em Ilhéus

Ultra Li

Agência Digital com experiência 100% focada no online, atuando com o desenvolvimento de sites e soluções completas para a internet.

Solicite seu orçamento Aqui