Papa Francisco

Nova diocese, no estado da Bahia: Cruz das Almas. Seu território será desmembrado da Arquidiocese de Salvador, da qual será sufragânea.

O primeiro bispo de Cruz das Almas será Dom Antônio Tourinho Neto, que era auxiliar na Arquidiocese de Olinda e Recife desde janeiro de 2015.

Dom Antônio Tourinho Neto tem 53 anos e nasceu em Jequié (BA). Estudou em Salvador e no Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote em 1990 e incardinado em sua diocese natal, onde desempenhou vários cargos. Foi também Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça no Tribunal do Regional Nordeste 3; Professor de Direito Canônico em Ilhéus e Feira de Santana; Coordenador regional das “Fazendas da Esperança”; membro da Sociedade Brasileira de Canonistas e Assessor eclesiástico de movimentos da Igreja.

A nova diocese

A nova Diocese de Cruz das Almas abrange: Cruz das Almas, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu, Saubara.

Em 2.409 Km2 de área, a população é de 324 mil pessoas, 191 mil das quais, católicas. Possui 16 paróquias, 19 sacerdotes diocesanos e conta 7 diáconos permanentes. Os seminaristas são 4 e as religiosas, 18.

Informações da Rádio Vaticano

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *