Memórias e Expressões Artísticas: Ojó Igbí Orisà Rè Wo a partir das narrativas das fotografias do Ogãn Léo de Ayrá

Sidney Leonardo Silva Motta, conhecido como Ogãn Léo de Ayrá é um Fotógrafo Brasileiro que contribui significativamente para os estudos culturais e o artivismo nos espaços de culto das religiões afro-brasileiras, além de ser responsável por destacar a figura das ialorixás e dos babalorixás, através das publicações dos seus manuscritos no Site Ogãn Léo de Ayrá, especializado no tema, o qual é responsável. Homem de axé, a força sagrada de cada orixá, Sidney Motta tem experiência profissional, pessoal e religiosa no tema a que se propõe a trabalhar com os olhos críticos de artista. As criações estéticas do Ogãn Léo se traduzem em Filmagens e Edição de umbanda, candomblé, desde a obrigação de tempo no orixá, confirmação de ogãn e ekedji, festas de exús, caboclo, preto velho, camarinha e dentre outras celebrações religiosas.

Sidney Motta foi confirmado como Ogãn em 30 de março de 2012, pelo Babalorisá Josimar de Oxóssi – Axé Oswaldo Cruz, recebeu cargo de Ojú Obá (os olhos do rei) no mesmo Asé de Iniciação. Sendo assim, Sidney Motta passou a ser Ogãn Léo, filho de santo de pai Josimar de Oxóssi, neto de Marcelo de Oxaguiãn e bisneto de Iyá Nitinha de Oxum da Casa Branca do Engenho Velho em Salvador, Nação Ketu.

A empresa ‘’Ogãn Léo de Ayrá’’, criada há mais de 9 anos, de mesmo nome de seu diretor e fundador, vem se destacando no campo da difusão das religiões afro-brasileiras através de fotografias e filmagens, mostrando ao mundo o porquê e o como ocorrem os cultos afro-brasileiros, assim como seus símbolos, adereços, vestuários, gestos e danças de umbanda, candomblé, desde a obrigação de tempo no orixá, confirmação de ogãn e ekedji, festas de exús, caboclo, preto velho, camarinha e dentre outras celebrações religiosas.

Buscando sempre destacar a dimensão politica da arte e dando visibilidade artística significativa para as religiões de matriz africanas e suas manifestações culturais, religiosas e espirituais, Ogãn Léo, através das redes sociais, como o Facebook e Youtube, compartilha os trabalhos realizados pela equipe de profissionais especializados, expandindo seus contratos para outros estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Belo Horizonte, Curitiba e Bahia.

Toda esta experiência aborda um tema explícito dos anseios do fotografo sob o Prêmio de Fotografia do Pierre Verger: como acontece a construção da sua trajetória profissional. Ogãn Léo de Ayrá cria um cenário onde as percepções em sociedades geram grandes conflitos sócio-político-religiosos na atualidade.

Abaixo todo artigo em PDF

Analise Critica Final -Memórias e Expressões Artísticas, por Elder Ribeiro

Elder Ribeiro (Omo Oyá) é Agente Cultural, Possui ensino médio completo pelo Centro Educacional Teodoro Sampaio (CETS) e atualmente é graduando no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias (BICULT) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tem interesse de pesquisa nas seguintes áreas: Antropologia, Arte e Estudos de Religião, especialmente as religiosidades de matrizes africanas. Tem experiência nos estudos: Relações Étnico-Raciais, Literatura Africana, Movimento Negro e Educação nos Terreiros. Homenagem com o poema autoral ”Mestre dos Atabaques” ao Saudoso Mestre Erenilton da Casa de Oxumaré – publicado no site Geledés – Instituto da Mulher Negra – Fundada em 1998) – Consultar link para veracidade: http://www.geledes.org.br/mestre-dos-atabaques-ao-saudoso-mestre-erenilton-da-casa-de-oxumare/. Tem resenha “De olho nas perspectivas da sociedade neoliberal” publicada na Revista Gueto – UFRB e demais informações acadêmicas podem ser consultadas no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1109544421163427

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *