FBSP e MP firmam parceria para aprimorar justiça criminal, segurança pública e defesa social na Bahia

Ministério Público do Estado da Bahia

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) assinou, hoje (10/4), acordo de cooperação técnica com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) para o aprimoramento de coleta e utilização de dados da justiça criminal, segurança pública e defesa social. “Esse acordo irá possibilitar, por um lado, que o Ministério Público atue com ainda mais embasamento em suas ações e, por outro, um avanço na missão do Fórum de valorizar a informação como ferramenta fundamental para o bom desenvolvimento de políticas públicas de segurança e defesa social”, analisa Renato Sergio de Lima, diretor presidente do FBSP.

 

O acordo tem duração prevista de 12 meses, podendo ser renovado automaticamente. Durante esse período, O FBSP trabalhará com o MP-BA para identificar os problemas de funcionamento do sistema de justiça criminal, segurança pública e defesa social, desenvolver e aprimorar procedimentos para saná-los. Com esse objetivo, serão desenvolvidos sistemas de comunicação e tecnologia para acompanhamento dos fluxos, identificação do tempo médio de duração dos processos e seus custos e acompanhamento dos índices de reincidência por tipo de crime, reinserção social de condenados e prevenção de delitos. “Essa parceria é importantíssima para o MP porque reforça o trabalho pioneiro que desenvolvemos na área de defesa social e nos permite trocar experiências com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma entidade que tem uma expertise única no setor, em prol do Estado da Bahia”, afirma Geder Gomes, coordenador do centro de apoio operacional de segurança pública e defesa social do ministério público do estado da Bahia.

 

“A Bahia apresenta bons resultados, por exemplo, no combate à violência contra mulheres, inclusive com iniciativas como a Ronda Maria da Penha e Ronda para Homens, premiada recentemente pelo Fórum”, lembra Lima. “Esse acordo permitirá ao Estado alcançar resultados importantes nas demais questões de segurança pública e aperfeiçoar os projetos em que já tem bons resultados”, completa.

 

Sobre o FBSP

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi constituído em março de 2006 como uma organização não-governamental, apartidária, e sem fins lucrativos, cujo objetivo é construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública em todo o País. O foco do FBSP é o aprimoramento técnico da atividade policial e da gestão de segurança pública. Por isso, avalia o planejamento e as políticas para o setor; a gestão da informação; os sistemas de comunicação e tecnologia; as práticas e procedimentos de ação; as políticas locais de prevenção; e os meios de controle interno e externo, dentre outras; sempre adotando como princípio o respeito à democracia, à legalidade e aos direitos humanos.

SECOM FBSP

Franklin Deluzio
Follow me

Franklin Deluzio

Autor em ilheus.net
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Especializando em Educação, Especializando em Gestão Pública Municipal (UESC) e Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Franklin Deluzio
Follow me

Veja mais

Atenção! Os comentários do blog são via Facebook ou Google Plus, se quiser comentar, esteja logado! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor do mesmo.

Loading Facebook Comments ...
Técnico em informática
Técnico em informática
Publicidade
Ultra Li

Agência Digital com experiência 100% focada no online, atuando com o desenvolvimento de sites e soluções completas para a internet.

Solicite seu orçamento Aqui