Cientistas lutam contra políticas públicas repressoras e pela democratização do ensino. Ilhéus terá ato

No próximo sábado, quando se lembra o Dia da Terra, cientistas de todo o mundo farão uma marcha para chamar a atenção da população sobre o serviço que a comunidade científica presta à sociedade e pedir que os políticos parem de propor projetos que não sejam baseados em evidências. A mobilização deverá acontecer simultaneamente em 500 cidades. No Brasil, foram confirmados atos no Recife, em Belém, Belo Horizonte, Diamantina, Natal, Pato Branco, Petrópolis, Petrolina, Porto Alegre, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, São Carlos, Boa Vista, Goiânia, Brasília, Alto Araguaia, Itajubá, Ilhéus, Salvador e Curitiba. Na capital pernambucana, a concentração será às 14h, no Marco Zero, Recife Antigo.

A Marcha pela Ciência foi lançada nos Estados Unidos como forma de reação à tentativa de Donald Trump de desmontar organizações científicas do governo e passar decretos que vão contra evidências científicas. No Brasil, onde a ciência está em risco por conta dos cortes indiscriminados nos orçamentos do governo, estão confirmadas manifestações em 20 cidades.

A mobilização pretende destacar o valioso papel de serviço público que a ciência desempenha na sociedade, mostrar a necessidade de uma educação científica contínua, lutar contra a discriminação dentro das próprias instituições e comunidades e reforçar que os políticos devem sempre propor e promulgar leis e políticas públicas baseadas em evidências científicas.  

No Rio de Janeiro, a questão dos cortes orçamentários será o principal mote. Em São Paulo, a luta também será pela democratização dos estudos científicos.

Diário de Pernambuco

Franklin Deluzio
Follow me

Franklin Deluzio

Autor em ilheus.net
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Especializando em Educação, Especializando em Gestão Pública Municipal (UESC) e Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Franklin Deluzio
Follow me

Veja mais

Atenção! Os comentários do blog são via Facebook ou Google Plus, se quiser comentar, esteja logado! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor do mesmo.

Loading Facebook Comments ...
Web Link
Weblink Hospedagem de Sites
Técnico em informática
Técnico em informática