Ilhéus realiza Encontro no Dia Mundial de Mobilização e Luta contra a Tuberculose

Dia Mundial de Combate à Tuberculose - Imagem Internet

Dia Mundial de Combate à Tuberculose – Imagem Internet

O Programa de Controle da Tuberculose, da Secretaria de Saúde de Ilhéus, realiza nesta sexta-feira, 24, das 8h30min às 11 horas, no auditório da Faculdade Madre Thais, um encontro com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentre outros profissionais, que atuam na rede básica de saúde do município. O evento faz parte da programação do Dia Mundial de Mobilização e Luta contra a Tuberculose.

O encontro visa sensibilizar os profissionais da rede de atenção básica e parceiros do programa – a exemplo do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Hospital Geral Luiz Viana Filho, Presídio Ariston Cardoso, dentre outros – em torno da realidade sobre a doença. Serão apresentados e discutidos aspectos epidemiológicos da tuberculose em Ilhéus, com o objetivo de unir forças para facilitar o acesso ao diagnóstico, tratamento e cura da doença.

Jane Francisca Benjamin Moraes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, ressalta que “como estratégia para o enfrentamento deste agravo em Ilhéus, foi iniciado o processo de criação do Comitê de Combate à Tuberculose, em parceria com representantes da sociedade civil e alguns serviços, pois é notório que só conseguiremos detectar, tratar e curar a todos se trabalharmos juntos.”


A coordenadora disse ainda que a tuberculose e o HIV são as principais causas de morte entre as doenças infecciosas em todo o mundo. “Com o tema ‘Unidos para acabar com a tuberculose’, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que a união pode prevenir a tuberculose, ajudar a aliviar a pobreza, melhorar o diagnóstico, tratamento e cura, acabar com a discriminação e o estigma, e aumentar a investigação e inovação”, destaca.

Sintomas – A tuberculose é transmitida através da bactéria (Bacilo de Kock), quando o indivíduo infeccionado com a doença fala, espirra ou tosse, e as gotas de saliva que contêm o agente infectado podem ser aspiradas. Já os sintomas são tosse seca por mais de uma semana, fraqueza, falta de apetite, emagrecimento acentuado e febre baixa, geralmente à tarde, e cansaço. Calcula-se que durante um ano, a pessoa infeccionada pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. A vacina BCG é que protege as formas graves da doença.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde (Sesab), a tuberculose está entre as doenças infecciosas que mais matam no Brasil. A Bahia ocupa o 3º lugar em números da doença no país. Todo o ano, no estado, mais de 4,5 mil casos novos de tuberculose são diagnosticados. Destes, 61,8% dos pacientes são curados, e o abandono de tratamento chega a 6,1%.

Paulo Marques

Analista de sistemas em Ultra Li - Agência Digital
Graduado em Analise e desenvolvimento de sistemas e Técnico em rede de computadores.
Trabalha como Técnico em Informática (Manutenção em Microcomputadores, Notebook e Redes)
Desenvolvimento de Web Site (plataformas WP, Joomla e elgg com PHP, HTML,CSS, HTML5 e Mysql)
Professor de Análise de Sistemas, Lógica e técnicas de programação, manutenção em microcomputadores, redes de computadores e inclusão digital.
Técnico em redes de computadores (Administrador de servidores Linux e Windows, Administrador de hospedagem web, webmaster)

Contato (73) 9 9957-8524 (whatsapp)

**Apreciador de uma boa aguardente e um bom papo de buteco.

Veja mais

Atenção! Os comentários do blog são via Facebook ou Google Plus, se quiser comentar, esteja logado! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor do mesmo.

Loading Facebook Comments ...
Moura Modas
Moura Modas
Web Link
Weblink Hospedagem de Sites
Técnico em informática
Técnico em informática