BA perdeu mil leitos de UTI infantil

A Bahia perdeu 1.012 leitos de internação pediátrica nos últimos anos, sendo 111 apenas na capital. O fechamento de leitos de UTI infantil começou em 2010, no início do primeiro governo de Dilma Rousseff.

Mais de 10 mil leitos de internação em pediatria clínica, aqueles destinados a crianças que precisam permanecer num hospital por mais de 24 horas, foram desativados na rede pública de saúde nacional.

No fim de 2010, o país tinha 48 mil e 300 leitos pediátricos para uso exclusivo do SUS. Até novembro do ano passado, o número tinha baixado para 38 mil e 200, uma queda de aproximadamente 5 leitos por dia.

A análise é da Sociedade Brasileira de Pediatria, que também identificou que 40% dos municípios não possuem nenhum leito de internação nesta especialidade.

As informações apuradas junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, preocupam os especialistas, mas não surpreendem quem sente na pele os dilemas do SUS.

“A redução do número de leitos tem um impacto direto no atendimento, provocando atrasos no diagnóstico e no início do tratamento”, critica a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Rodrigues Silva.

De acordo com ela, as doenças que prevalecem em crianças são sazonais e nos primeiros semestres de cada ano, geralmente, acentuam-se as viroses gastrointestinais.

Estas, em muitos casos, demandam internações. Além disso, ela destaca que casos mais sérios de dengue, que afetam crianças e adolescentes, bem como o aumento dos casos de alergias, infecções respiratórias e pneumonia.

Das 5.570 cidades do Brasil, 2.169 não possuem nenhum leito. Entre as que possuem pelo menos uma unidade de terapia intensiva infantil, um terço tem menos de 5 leitos e 66 deles contam com apenas um.

A região

Franklin Deluzio
Follow me

Franklin Deluzio

Autor em ilheus.net
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Especializando em Educação, Especializando em Gestão Pública Municipal (UESC) e Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Franklin Deluzio
Follow me

Veja mais

Atenção! Os comentários do blog são via Facebook ou Google Plus, se quiser comentar, esteja logado! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor do mesmo.

Loading Facebook Comments ...
Moura Modas
Moura Modas
Web Link
Weblink Hospedagem de Sites
Técnico em informática
Técnico em informática
Publicidade